/Hugo BARATA/
Não saberás nunca (operação tridimensdional) You will never know (tridimensdional operation), 2011
Pladur, madeira laminada Plasterboard, plywood
127x50x50cm.
Foto Photo: Hugo Barata©
O trabalho continua na direção de uma
abordagem transdisciplinar. Com base em
alguns aspetos da teoria e prática das artes
visuais, com ressonâncias históricas presentes,
o seu delineamento centra-se na reflexão acerca
das temáticas relacionadas com a crítica
institucional, a representação e exploração do
espaço, mas também a procura, através do
desenho, de universos pessoais que possibilitem
a construção de situações hipotéticas de instalação e escultura. É também um momento
a partir do qual se reposiciona a pintura como
meio operativo deslocado, isto é, como
entidade física não-imediata, que se impõe
pela forma como o meio se estrutura e se dá a
ver, e não apenas enquanto meio em si mesmo,
pictórico ou visual.
Hugo Barata, 2013
Artista/Curador. Vive e trabalha em Lisboa.
Frequenta o Mestrado na Faculdade de Belas Artes
da Universidade de Lisboa, vertente Pintura. Expõe
o seu trabalho desde o início dos anos dois mil,
tendo participado em diversas exposições
individuais e coletivas. O seu trabalho
desenvolve-se sobretudo nas áreas da pintura,
escultura e vídeo, e está incluído em diversas
coleções particulares e públicas. Desenvolve
também trabalho de investigação e de curadoria
independente de exposições, em instituições
museológicas e em plataformas alternativas. Dos
últimos projetos expositivos destacam-se as
exposições DIG DIG: Digging for culture in a
crashing economy, Plataforma Revólver, Lisboa,
2012, e Uma ideia nova declina-se forçosamente
com uma definição inédita, (artista/curador)
Plataforma Revólver, Lisboa, 2011. Dos projetos de
curadoria independente destacam-se
OBSERVADORES – Revelações, Trânsitos e
Distâncias, Museu Coleção Berardo, Lisboa, 2011,
She is a Femme Fatale#2, Faculdade Ciências e
Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa,
Campus de Caparica, 2010, e She is a Femme
Fatale#1, Museu Coleção Berardo, Lisboa, 2009.
Membro fundador do Teatro do Silêncio, com
Direção Artística de Maria Gil.
The work continues toward a
transdisciplinary approach. Based on some
aspects of theory and practice within visual
arts, with present historical resonances, its
design focuses on reflection about issues
related to institutional critique, representation
and space exploration, but also the demand,
through drawing, of personal universes that
allow the construction of hypothetical
situations of installation and sculpture. It is also a point at which the reposition of painting
as a displaced operating media, that is, as
non-immediate physical entity, that is imposed
by the way the medium is structured and gives
the view, and not just as a means in itself,
pictorial or visual.
Hugo Barata, 2013
Artist and Curator. Lives and works in Lisbon.
Attends the Masters Degree at the School of Fine
Arts, University of Lisbon, in Painting. He has
exhibited his work since the early two thousand,
having participated in several solo and group
exhibitions. His work develops mainly in the areas of
painting, sculpture and video, and it’s included in
many private and public collections. He also
develops research work as independent curator of
exhibitions in museums and institutions, and also in
alternative platforms. In exhibitions of recent
projects stand out the exhibitions «DIG DIG:
Digging for culture in a crashing economy»,
Plataforma Revólver, Lisbon, 2012, and «A new idea
is necessarily declined with an unprecedented
definition» (artist / curator), Plataforma Revolver,
Lisbon, 2011. Independent curatorial projects stand
out «OBSERVERS - Revelations, Transits and
Distances», Berardo Collection Museum, Lisbon,
2011, «She is a Femme Fatale # 2», Faculty of
Sciences and Technology, New University of Lisbon,
Campus of Caparica, 2010, and «She Femme Fatale
is the # 1», Berardo Collection Museum, Lisbon,
2009. Founding member of the Theatre of Silence,
with Art Direction by Maria Gil.
O trabalho continua na direção de uma abordagem transdisciplinar. Com base em alguns aspetos da teoria e prática das artes visuais, com ressonâncias históricas presentes, o seu delineamento centra-se na reflexão acerca das temáticas relacionadas com a crítica institucional, a representação e exploração do espaço, mas também a procura, através do desenho, de universos pessoais que possibilitem a construção de situações hipotéticas de instalação e escultura. É também um momento a partir do qual se reposiciona a pintura como meio operativo deslocado, isto é, como entidade física não-imediata, que se impõe pela forma como o meio se estrutura e se dá a ver, e não apenas enquanto meio em si mesmo, pictórico ou visual.
Hugo Barata, 2013
Artista/Curador. Vive e trabalha em Lisboa. Frequenta o Mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, vertente Pintura. Expõe o seu trabalho desde o início dos anos dois mil, tendo participado em diversas exposições individuais e coletivas. O seu trabalho desenvolve-se sobretudo nas áreas da pintura, escultura e vídeo, e está incluído em diversas coleções particulares e públicas. Desenvolve também trabalho de investigação e de curadoria independente de exposições, em instituições museológicas e em plataformas alternativas. Dos últimos projetos expositivos destacam-se as exposições DIG DIG: Digging for culture in a crashing economy, Plataforma Revólver, Lisboa, 2012, e Uma ideia nova declina-se forçosamente com uma definição inédita, (artista/curador) Plataforma Revólver, Lisboa, 2011. Dos projetos de curadoria independente destacam-se OBSERVADORES – Revelações, Trânsitos e Distâncias, Museu Coleção Berardo, Lisboa, 2011, She is a Femme Fatale#2, Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Caparica, 2010, e She is a Femme Fatale#1, Museu Coleção Berardo, Lisboa, 2009. Membro fundador do Teatro do Silêncio, com Direção Artística de Maria Gil.
The work continues toward a transdisciplinary approach. Based on some aspects of theory and practice within visual arts, with present historical resonances, its design focuses on reflection about issues related to institutional critique, representation and space exploration, but also the demand, through drawing, of personal universes that allow the construction of hypothetical situations of installation and sculpture. It is also a point at which the reposition of painting as a displaced operating media, that is, as non-immediate physical entity, that is imposed by the way the medium is structured and gives the view, and not just as a means in itself, pictorial or visual.
Hugo Barata, 2013
Artist and Curator. Lives and works in Lisbon. Attends the Masters Degree at the School of Fine Arts, University of Lisbon, in Painting. He has exhibited his work since the early two thousand, having participated in several solo and group exhibitions. His work develops mainly in the areas of painting, sculpture and video, and it’s included in many private and public collections. He also develops research work as independent curator of exhibitions in museums and institutions, and also in alternative platforms. In exhibitions of recent projects stand out the exhibitions «DIG DIG: Digging for culture in a crashing economy», Plataforma Revólver, Lisbon, 2012, and «A new idea is necessarily declined with an unprecedented definition» (artist / curator), Plataforma Revolver, Lisbon, 2011. Independent curatorial projects stand out «OBSERVERS - Revelations, Transits and Distances», Berardo Collection Museum, Lisbon, 2011, «She is a Femme Fatale # 2», Faculty of Sciences and Technology, New University of Lisbon, Campus of Caparica, 2010, and «She Femme Fatale is the # 1», Berardo Collection Museum, Lisbon, 2009. Founding member of the Theatre of Silence, with Art Direction by Maria Gil.